Em Maio/2014 foi incluída uma nota no site da TrueCrypt informando que esse utilitário não é seguro, que sua manutenção foi descontinuada e sugerindo e informando os passos para usuários de windows migrarem do TrueCrypt para o BitLocker. Como a ativação e uso do BitLocker não é tão simples, requerendo, além de requisitos de hardware como placa-mãe com um chip TPM (Trusted Platform Module) e BIOS atendendo aos requisitos do TCG (Trusted Computing Group) e de software (o usuário deve possuir a versão de windows 8 ou 8.1 ou as versões business e Ultimate do Windows 7) eu recomendo os usuários do TrueCrypt migrarem para o 7-zip, já apresentado anteriormente nesse Blog.
Para tanto, depois de extrair os dados com TrueCrypt siga os seguintes passos para compactá-los com o padrão de criptografia avançado AES-256 utilizando o 7-zip:
- Certifique-se de que você fez o download e instalou o 7-zip no seu computador
- No gerenciador de arquivos selecione os arquivos que deseja compactar e proteger por senha
- Clique com o botão direito no conjunto de aruivos selecionado e escolha "7-zip" e depois "adicionar ao arquivo ..."
- Na janela "Adicionar ao arquivo", na sessão "Encriptação" escolha uma senha e clique no botão OK.
Pronto! Com esse procedimento você criou uma cópia de segurança (backup) dos arquivos selecionados e nessa cópia os arquivos foram compactados e protegidos por senha! Lembre-se:
- Para abrir o arquivo futuramente você necessitará da senha.
- Se você não eliminar os arquivos originais de nada adiantará ter uma versão dos mesmos protegida por senha.
- Se você eliminar os arquivos originais e esquecer a senha obviamente terá perdido o seu backup.
Sendo assim, no primeiro uso ou para uso em arquivos críticos (i.e. que absolutamente não podem ser perdidos) é bom fazer um teste abrindo o backup e digitando a senha para ver como funciona e para conferir a senha antes de apagar a versão original.
Se gostou dessa dica deixe aqui seu comentário, curta ou compartilhe com seus amigos.
Comentários
Postar um comentário