Pular para o conteúdo principal

iOS 11 muda formato de fotos de JPG para HEIC

Moça tirando retrato com iPhone
Photo by Rebecca Harris on Unsplash

Se você passou a usar o iOS 11 recentemente, especialmente porque você comprou um iPhone 7 ou superior, você já deve ter percebido que suas fotos passaram a ser armazenadas no aparelho no formato HEIC ao invés de JPG.

O lado bom desta mudança é que o novo formato iOS com circuitos integrados A9 ou mais recentes comprime fotos e vídeos com uma nova e mais eficiente codificação chamada HEVC, fazendo com que as fotos ocupem até metade do espaço ocupado pela mesma foto no formato JPG.

O lado ruim é que a maioria dos software para windows e Android por enquanto não é capaz de interpretar o formato HEIC, então você acaba não conseguindo abrir e nem editar as fotos no seu PC.

Este artigo lhe dá duas dicas de como resolver este problema até que o mercado absorva esta mudança e disponibilize versões mais novas dos software as quais certamente suportarão o novo formado HEIC.

Não vale a pena comprar programas que convertem de HEIC para JPG porque a tendência é que, com esta mudança importante feita pela Apple, os fornecedores dos programas para PC mais populares rapidamente adequem as novas versões para serem compatíveis com este novo formato.   

Pessoa transferindo foto para o laptop
Photo by Brooke Cagle on Unsplash

Opcão 1: Armazene no formato HEIC e transfira para o PC em formato JPG

Esta é a melhor opção, na minha opinião, porque reduz o espaço necessário para armazenar fotos no iPhone (chegando a armazenar até o dobro de fotos) e, ao mesmo tempo, quando transferidas para o PC, faz com que as fotos sejam armazenadas no formato JPG ou PNG, de modo que seus programas instalados no PC possam reconhecer, abrir e editar as fotos.

Para tanto, você deve seguir os seguintes passos para alterar a configuração de transferência de fotos do iPhone para o PC de modo que as mesmas sejam convertidas para os formatos .JPG ou .PNG antes de serem armazenadas no seu PC. 

PASSO 1 - Entre em CONFIGURAÇÕES

PASSO 2 - Escolha FOTOS


PASSO 3 - Role para baixo até chegar à seção TRANSFERIR PARA MAC OU PC



PASSO 4 - Escolha AUTOMÁTICO


Pronto! Agora as fotos continuarão sendo armazenadas em seu iPhone no formato HEIC mas sempre que você transferir as fotos para o PC elas serão gravadas no formato .PNG ou .JPG, dependo do método que você usar de transferência. Por exemplo, transferindo via cabo USB e usando o explorador de arquivos do windows as fotos serão gravadas em seu PC no formato .JPG.

Opção 2 - Armazene no formato .JPG em seu iPhone

Utilize esta opção se, além do seu PC você quiser transferir suas fotos para outros smartphones (com sistema operacional Android, por exemplo). A desvantagem desta opção é que as fotos armazenadas no seu iPhone gastarão, em média, o dobro do espaço, fazendo com que sua memória encha com a metade das fotos se comparado com a opção de armazenar as fotos em formato HEIC.

Para fazer com que as próximas fotos que você tirar passem a ser armazenadas em formato .JPG e, portanto, ao serem transferidas par ao PC possam ser lidas e editadas como ocorria nas versões anteriores ao IOS11 siga os seguintes passos:

PASSO 1 - Entre em configurações

 PASSO 2 - Escolha Câmera


PASSO 3- Escolha Formatos



PASSO 4 - Escolha Mais Compatível


Note que 

  • A opção "Mais compatível" não tem nenhum efeito sobre as fotos que você já tirou. Estas permanecerão no formado HEIC em seu iPhone.
  • Além das fotos, também os vídeos gravados serão armazenados em formato .MOV, compatível com a maioria dos programas para PC. No caso da opção padrão, que é a "Alta Eficiência" os vídeos também são gravados com a extensão .MOV, porém em outro formato, ainda não interpretável pela maioria dos programas para PC.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o modelo do meu iPhone

O site da Apple tem uma tabela que indica o modelo baseado no número que vem gravado na capa do  iPhone, então basta seguir os passos seguintes: Verifique o número do modelo, embaixo,  na capa traseira do seu iPhone. O modelo começa com a letra A e em seguida vem 4 dígitos numéricos. Por exemplo, para iPhone 5S GSM terá modelo A1533 ou A1457 Vá até essa página do site da Apple e verifique qual o modelo, capacidade, cor e outras informações baseado no número obtido no passo 1 acima. Pronto! Note que aparece primeiro o modelo mais novo do iPhone. Se o seu número de modelo não consta nessa página, role para a direita clicando na seta grande que aparece ao lado da imagem do iPhone até aparecer o seu.

NÃO vale a pena comprar um iPad nos Estados Unidos !

Uma vez meu sobrinho me disse que mesmo sabendo que ia viajar para os Estados Unidos resolveu comprar um iPad aqui no Brasil mesmo pois não valia a pena comprar lá. Muitos leitores do meu blog de Dicas de Viagem me escrevem sobre o artigo que explica sobre o que é possível trazer dos EUA sem pagar impostos relatando que pretendem viajar para os Estados Unidos e comprar um iPad  e me perguntam sobre se precisarão pagar imposto de importação na alfândega, ao retornarem ao Brasil. Esses fatos me despertaram a atenção para o assunto e eu acabei fazendo uma pesquisa e resumi minhas considerações e a conclusão aqui nesse artigo.

Dominando a digitação de maiúsculas e minúsculas no teclado virtual

Muita gente usa frequentemente o teclado virtual do iPhone para digitar mensagens de texto (SMS, whatsapp, facebook) mas desconhece alguns atalhos e segredos para digitar mais rápido e com menos erros. Aqui vai mais uma dica que vai ajudar você a digitar mensagens mais rapidamente no teclado virtual do seu iPhone ou iPad: Dominando a digitação de maiúsculas e minúsculas Para digitar em letras maiúsculas há TRÊS opções e talvez você só conheça duas: Tocar na tecla SHIFT (seta para cima à esquerda da letra "Z" no teclado virtual) uma vez : Nesse caso a tecla SHIFT muda de branca com fundo cinza para preta com fundo branco e a próxima letra digitada fica em maiúscula; Tocar na tecla SHIFT duas vezes e aí até que você toque na tecla SHIFT duas vezes novamente todas as letras digitadas ficam em maiúsculas; Tocar na tecla SHIFT com um dedo da mão esquerda e manter o toque enquanto digita com a mão direita as letras que quer em letra maiúscula. Quando não quiser mais