Pular para o conteúdo principal

Tenho cadastro em muitos sites. Como guardar minhas senhas?


Hoje em dia você precisa de uma senha para entrar no seu notebook, na sua conta de e-mail, no Facebook, no Twitter, no seu celular e assim por diante, isso sem falar nas senhas online que você cria para ter acesso a vários websites. A lista é interminável. Muita gente resolve esse problema tendo uma única senha para tudo, mas se essa senha cair nas mãos de uma pessoa indevida ela terá acesso a todas as suas contas ... ! A solução recomendada então é você ter várias senhas e ainda alterá-las periodicamente, mas aí vem outro problema: Como lembrar de tantas senhas? Existem vários software que se propõem a lhe ajudar a resolver esse problema.
O meu preferido é o KeePass. Eu já o utilizo a anos e sempre que pesquiso para ver se surgiu algo melhor concluo que ele continua imbatível!
O KeePass é um gerenciador de senhas gratuito de código aberto, o que ajuda você a guardar suas senhas de forma segura. Você pode colocar todas as suas senhas em um único banco de dados, que é protegido  com uma senha mestra ou um arquivo de chave. Então você só tem que se lembrar de uma única senha mestra ou selecionar o arquivo de chave (ou os dois) para desbloquear o banco de dados. As bases de dados são criptografados utilizando os melhores e mais seguros algoritmos de criptografia atualmente conhecidos (AES e Twofish).
Seguem os motivos mais importantes que me fizeram optar pelo KeePass, não necessariamente listados por ordem de importância:

  1. Tem versão para windows, Linux, Mac OS X, Smartphone, Iphone, Ipad e outras plataformas, inclusive nesse BLog de dicas de TI você pode consultar o post sobre como usar o keepass no iphonee ipad;
  2. Permite guardar o banco de dados de senha na nuvem (e.g. no dropbox) de modo que você tem uma cópia única sincronizada que pode serr acessada de qualquer dispositivo ou computador em uma emergência;
  3. Altamente seguro, pois utiliza os melhores e mais seguros algoritmos de criptografia atualmente conhecidos;
  4. Tem uma versão portável (i.e. que você pode instalar num pen drive e executar direto de lá, sem precisar instalar em nenhum computador)
  5. Permite exportar uma cópia do seu banco de dados para vários formatos como  TXT, HTML, XML e CSV para transferência fácil do banco de dados para outras plataformas, se necessário.
  6. Suporta digitação automática de usuário e senha, a partir dos dados armazenados no banco de dados de senha quando você usa uma combinação de teclas de atalho para acessar um site
  7. É traduzido para várias línguas, inclusive português!
  8. Tem um gerador de senha forte incluído, para quando você estiver sem criatividade (mas isso não quer dizer que as senhas geradas são fáceis de lembrar ... mas quem precisa se lembrar delas quando se tem o KeePass?)
Se você não se sentiria exposto tendo as suas senhas guardadas em um lugar só e preferia ter senhas mais difíceis de serem descobertas e fáceis de serem lembradas, consulte novamente este BLog daqui a algum tempo pois vou postar aqui umas dicas de como criar esse tipo de senha.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o modelo do meu iPhone

O site da Apple tem uma tabela que indica o modelo baseado no número que vem gravado na capa do  iPhone, então basta seguir os passos seguintes: Verifique o número do modelo, embaixo,  na capa traseira do seu iPhone. O modelo começa com a letra A e em seguida vem 4 dígitos numéricos. Por exemplo, para iPhone 5S GSM terá modelo A1533 ou A1457 Vá até essa página do site da Apple e verifique qual o modelo, capacidade, cor e outras informações baseado no número obtido no passo 1 acima. Pronto! Note que aparece primeiro o modelo mais novo do iPhone. Se o seu número de modelo não consta nessa página, role para a direita clicando na seta grande que aparece ao lado da imagem do iPhone até aparecer o seu.

NÃO vale a pena comprar um iPad nos Estados Unidos !

Uma vez meu sobrinho me disse que mesmo sabendo que ia viajar para os Estados Unidos resolveu comprar um iPad aqui no Brasil mesmo pois não valia a pena comprar lá. Muitos leitores do meu blog de Dicas de Viagem me escrevem sobre o artigo que explica sobre o que é possível trazer dos EUA sem pagar impostos relatando que pretendem viajar para os Estados Unidos e comprar um iPad  e me perguntam sobre se precisarão pagar imposto de importação na alfândega, ao retornarem ao Brasil. Esses fatos me despertaram a atenção para o assunto e eu acabei fazendo uma pesquisa e resumi minhas considerações e a conclusão aqui nesse artigo.

Dominando a digitação de maiúsculas e minúsculas no teclado virtual

Muita gente usa frequentemente o teclado virtual do iPhone para digitar mensagens de texto (SMS, whatsapp, facebook) mas desconhece alguns atalhos e segredos para digitar mais rápido e com menos erros. Aqui vai mais uma dica que vai ajudar você a digitar mensagens mais rapidamente no teclado virtual do seu iPhone ou iPad: Dominando a digitação de maiúsculas e minúsculas Para digitar em letras maiúsculas há TRÊS opções e talvez você só conheça duas: Tocar na tecla SHIFT (seta para cima à esquerda da letra "Z" no teclado virtual) uma vez : Nesse caso a tecla SHIFT muda de branca com fundo cinza para preta com fundo branco e a próxima letra digitada fica em maiúscula; Tocar na tecla SHIFT duas vezes e aí até que você toque na tecla SHIFT duas vezes novamente todas as letras digitadas ficam em maiúsculas; Tocar na tecla SHIFT com um dedo da mão esquerda e manter o toque enquanto digita com a mão direita as letras que quer em letra maiúscula. Quando não quiser mais