Pular para o conteúdo principal

Sincronizador de arquivos grátis e portável

Digamos que você tem uma pasta com arquivos importantes que você altera em casa e no trabalho. Para ter cópias de segurança e acesso mais rápido você mantem uma cópia desta pasta em um pen drive e outras cópias no computador do trabalho e no de casa e você precisa manter as três pastas atualizadas (i.e. a do trabalho, a de casa e a do pen drive). Sua rotina seria assim: Atualiza alguns arquivos em casa, copia a pasta para o pen drive, leva pra o trabalho, copia para o computador do trabalho, atualiza alguns arquivos no trabalho, copia a pasta para o pen drive, leva pra casa e assim por diante ... Mas e se você precisar ir a um outro local e precisar atualziar os arquivos no pen drive? E se esquecer ou não tiver tempo de fazer a cópia de casa ou do trabalho no momento certo e acumular alterações no trabalho, em casa e no pen drive? Aí vai ser necessário usar uma ferramenta que possibilite sincronizar aquivos do pen drive com o dos dois computadores, comparando os arquivos, identificando os arquivos mais novos e procedendo a cópia de arquivos específicos para destinos específicos e assim manter o sincronismo das pastas, duas a duas. Uma solução para este problema é usar o Porta Arquivos do Windows. Eu usei esta solução no Windows 95 e tive muito problema quando abria a pasta do porta arquivos em um aplicativo e tentava acessá-la em outro aplicativo, pois recebia uma mensagem de que a pasta já estava sendo utilizada. Outra solução - que é a que uso atualmente - é utilizar o FreeFileSync, que pode ser usado para comparar arquivos ou pastas pelo tamanho do arquivo ou data ou ainda pelo conteúdo do arquivo e pode depois sincronizar estas pastas de diversas formas. É possível também programar processos batch para sincronização automática de pastas. Este utilitários é grátis, tem uma versão portável (i.e. que você pode levar em um pen drive) e tem uma interface gráfica simples e muito fácil de entender. Para complementar esta lista de qualidades, há uma versão em português.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o modelo do meu iPhone

O site da Apple tem uma tabela que indica o modelo baseado no número que vem gravado na capa do  iPhone, então basta seguir os passos seguintes: Verifique o número do modelo, embaixo,  na capa traseira do seu iPhone. O modelo começa com a letra A e em seguida vem 4 dígitos numéricos. Por exemplo, para iPhone 5S GSM terá modelo A1533 ou A1457 Vá até essa página do site da Apple e verifique qual o modelo, capacidade, cor e outras informações baseado no número obtido no passo 1 acima. Pronto! Note que aparece primeiro o modelo mais novo do iPhone. Se o seu número de modelo não consta nessa página, role para a direita clicando na seta grande que aparece ao lado da imagem do iPhone até aparecer o seu.

NÃO vale a pena comprar um iPad nos Estados Unidos !

Uma vez meu sobrinho me disse que mesmo sabendo que ia viajar para os Estados Unidos resolveu comprar um iPad aqui no Brasil mesmo pois não valia a pena comprar lá. Muitos leitores do meu blog de Dicas de Viagem me escrevem sobre o artigo que explica sobre o que é possível trazer dos EUA sem pagar impostos relatando que pretendem viajar para os Estados Unidos e comprar um iPad  e me perguntam sobre se precisarão pagar imposto de importação na alfândega, ao retornarem ao Brasil. Esses fatos me despertaram a atenção para o assunto e eu acabei fazendo uma pesquisa e resumi minhas considerações e a conclusão aqui nesse artigo.

Dominando a digitação de maiúsculas e minúsculas no teclado virtual

Muita gente usa frequentemente o teclado virtual do iPhone para digitar mensagens de texto (SMS, whatsapp, facebook) mas desconhece alguns atalhos e segredos para digitar mais rápido e com menos erros. Aqui vai mais uma dica que vai ajudar você a digitar mensagens mais rapidamente no teclado virtual do seu iPhone ou iPad: Dominando a digitação de maiúsculas e minúsculas Para digitar em letras maiúsculas há TRÊS opções e talvez você só conheça duas: Tocar na tecla SHIFT (seta para cima à esquerda da letra "Z" no teclado virtual) uma vez : Nesse caso a tecla SHIFT muda de branca com fundo cinza para preta com fundo branco e a próxima letra digitada fica em maiúscula; Tocar na tecla SHIFT duas vezes e aí até que você toque na tecla SHIFT duas vezes novamente todas as letras digitadas ficam em maiúsculas; Tocar na tecla SHIFT com um dedo da mão esquerda e manter o toque enquanto digita com a mão direita as letras que quer em letra maiúscula. Quando não quiser mais