Pular para o conteúdo principal

iOS 11 muda formato de fotos de JPG para HEIC

Moça tirando retrato com iPhone
Photo by Rebecca Harris on Unsplash

Se você passou a usar o iOS 11 recentemente, especialmente porque você comprou um iPhone 7 ou superior, você já deve ter percebido que suas fotos passaram a ser armazenadas no aparelho no formato HEIC ao invés de JPG.

O lado bom desta mudança é que o novo formato iOS com circuitos integrados A9 ou mais recentes comprime fotos e vídeos com uma nova e mais eficiente codificação chamada HEVC, fazendo com que as fotos ocupem até metade do espaço ocupado pela mesma foto no formato JPG.

O lado ruim é que a maioria dos software para windows e Android por enquanto não é capaz de interpretar o formato HEIC, então você acaba não conseguindo abrir e nem editar as fotos no seu PC.

Este artigo lhe dá duas dicas de como resolver este problema até que o mercado absorva esta mudança e disponibilize versões mais novas dos software as quais certamente suportarão o novo formado HEIC.

Não vale a pena comprar programas que convertem de HEIC para JPG porque a tendência é que, com esta mudança importante feita pela Apple, os fornecedores dos programas para PC mais populares rapidamente adequem as novas versões para serem compatíveis com este novo formato.   

Pessoa transferindo foto para o laptop
Photo by Brooke Cagle on Unsplash

Opcão 1: Armazene no formato HEIC e transfira para o PC em formato JPG

Esta é a melhor opção, na minha opinião, porque reduz o espaço necessário para armazenar fotos no iPhone (chegando a armazenar até o dobro de fotos) e, ao mesmo tempo, quando transferidas para o PC, faz com que as fotos sejam armazenadas no formato JPG ou PNG, de modo que seus programas instalados no PC possam reconhecer, abrir e editar as fotos.

Para tanto, você deve seguir os seguintes passos para alterar a configuração de transferência de fotos do iPhone para o PC de modo que as mesmas sejam convertidas para os formatos .JPG ou .PNG antes de serem armazenadas no seu PC. 

PASSO 1 - Entre em CONFIGURAÇÕES

PASSO 2 - Escolha FOTOS


PASSO 3 - Role para baixo até chegar à seção TRANSFERIR PARA MAC OU PC



PASSO 4 - Escolha AUTOMÁTICO


Pronto! Agora as fotos continuarão sendo armazenadas em seu iPhone no formato HEIC mas sempre que você transferir as fotos para o PC elas serão gravadas no formato .PNG ou .JPG, dependo do método que você usar de transferência. Por exemplo, transferindo via cabo USB e usando o explorador de arquivos do windows as fotos serão gravadas em seu PC no formato .JPG.

Opção 2 - Armazene no formato .JPG em seu iPhone

Utilize esta opção se, além do seu PC você quiser transferir suas fotos para outros smartphones (com sistema operacional Android, por exemplo). A desvantagem desta opção é que as fotos armazenadas no seu iPhone gastarão, em média, o dobro do espaço, fazendo com que sua memória encha com a metade das fotos se comparado com a opção de armazenar as fotos em formato HEIC.

Para fazer com que as próximas fotos que você tirar passem a ser armazenadas em formato .JPG e, portanto, ao serem transferidas par ao PC possam ser lidas e editadas como ocorria nas versões anteriores ao IOS11 siga os seguintes passos:

PASSO 1 - Entre em configurações

 PASSO 2 - Escolha Câmera


PASSO 3- Escolha Formatos



PASSO 4 - Escolha Mais Compatível


Note que 

  • A opção "Mais compatível" não tem nenhum efeito sobre as fotos que você já tirou. Estas permanecerão no formado HEIC em seu iPhone.
  • Além das fotos, também os vídeos gravados serão armazenados em formato .MOV, compatível com a maioria dos programas para PC. No caso da opção padrão, que é a "Alta Eficiência" os vídeos também são gravados com a extensão .MOV, porém em outro formato, ainda não interpretável pela maioria dos programas para PC.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o modelo do meu iPhone

O site da Apple tem uma tabela que indica o modelo baseado no número que vem gravado na capa do  iPhone, então basta seguir os passos seguintes: Verifique o número do modelo, embaixo,  na capa traseira do seu iPhone. O modelo começa com a letra A e em seguida vem 4 dígitos numéricos. Por exemplo, para iPhone 5S GSM terá modelo A1533 ou A1457 Vá até essa página do site da Apple e verifique qual o modelo, capacidade, cor e outras informações baseado no número obtido no passo 1 acima. Pronto! Note que aparece primeiro o modelo mais novo do iPhone. Se o seu número de modelo não consta nessa página, role para a direita clicando na seta grande que aparece ao lado da imagem do iPhone até aparecer o seu.

10 dicas para fazer a bateria do iPhone durar mais

Uma das maiores reclamações de usuários de iPhone é o tempo curto entre recargas da bateria. Em geral não é possível usar o iPhone normalmente por dois dias seguidos sem precisar recarregar. Uma pessoa que utiliza um pouco mais o iPhone precisa carregar toda noite. Esse post contém dez dicas que podem fazer com que sua bateria dure mais tempo. Antes das dicas, porém, eis aqui um teste simples que você pode fazer para saber se sua bateria está sendo consumida rapidamente: No seu iPhone vá para Ajustes; Geral ; Uso e em TEMPO DESDE A ÚLTIMA RECARGA COMPLETA, anote os tempo de "Uso" e "Em espera". Depois aperte do botão no canto superior direito para apagar a tela do seu iPhone e fique sem utilizar o aparelho por cinco minutos. Depois de decorridos os cinco minutos, verifique a diferença de tempo entre os valores anotados inicialmente e os novos valores mostrados. O valor adicional para "Em Espera" deve ser de cinco minutos e o valor adicional pa

Meu iPhone não muda para o modo paisagem quando o giro

O iPhone 4 em diante vem com a função de travar a rotação ou não. Se você travou acidentalmente seu iPhone, um ícone com uma seta circular em torno do cadeado aparecerá no canto superior direto da tela, ao lado do mostrador que indica a carga da bateria. Com a rotação travada nem as fotos nem a calculadora mudam para o modo paisagem (mais largo que alto) quando você gira o iPhone 90°. Para resolver este problema siga os seguintes passos: 1- Para versões do IOS versão 6 ou inferior: 1.a- Aperte duas vezes seguidas o botão início (botão redondo no meio e abaixo do aparelho). Com isso você verá os aplicativos usados mais recentemente; 1.b- Role os ícones para a direita (movendo o dedo da esquerda para a direita na barra de ícones que aparece abaixo) até que o último conjunto de ícones seja apresentado. Este último conjunto de ícones inclui os botões de play/pause/skip do iPod; 1.c- O ícone mais à esquerda deste conjunto é o ícone para travar ou não a rotação. Se a rotação estiver