sábado, 17 de março de 2018

iOS 11 muda formato de fotos de JPG para HEIC

Se você passou a usar o iOS 11 recentemente, especialmente porque você comprou um iPhone 7 ou superior, você já deve ter percebido que suas fotos passaram a ser armazenadas no aparelho no formato HEIC ao invés de JPG.

O lado bom desta mudança é que o novo formato iOS com chips A9 ou mais recentes comprime fotos e vídeos com uma nova e mais eficiente codificação chamada HEVC, fazendo com que as fotos ocupem até metade do espaço ocupado pela mesma foto no formato JPG.

O lado ruim é que a maioria dos software para windows e Android por enquanto não é capaz de interpretar o formato HEIC, então você acaba não conseguindo abrir e nem editar as fotos no seu PC.

Este artigo lhe dá duas dicas de como resolver este problema até que o mercado absorva esta mudança e disponibilize versões mais novas dos software as quais certamente suportarão o novo formado HEIC.

Não vale a pena comprar programas que convertem de HEIC para JPG porque a tendência é que, com esta mudança importante feita pela Apple, os fornecedores dos programas para PC mais populares rapidamente adequem as novas versões para serem compatíveis com este novo formato.   

Opcão 1: Armazene no formato HEIC e transfira para o PC em formato JPG

Esta é a melhor opção, na minha opinião, porque reduz o espaço necessário para armazenar fotos no iPhone (chegando a armazenar até o dobro de fotos) e, ao mesmo tempo, quando transferidas para o PC sejam armazenadas no formato JPG ou PNG, de modo que seus programas instalados no PC possam reconhecer, abrir e editar as fotos.

Para tanto, deve seguir os seguintes passos para alterar a configuração de transferência de fotos do iPhone para o PC de modo que as mesmas sejam convertidas para os formatos .JPG ou .PNG antes de serem armazenadas no seu PC. 

PASSO 1 - Entre em configurações
PASSO 2 - Escolha Fotos

PASSO 3 - Role para baixo até chegar à seção TRANFERIR PARA MAC OU PC


PASSO 4 - Escolha Automático

Pronto! Agora as fotos continuarão sendo armazenadas em seu iPhone no formato HEIC mas sempre que você transferir as fotos para o PC elas serão gravadas no PC no formato .PNG ou .JPG, dependo do método que você usar de transferência. Por exemplo, transferindo via cabo USB e usando o explorador de arquivos do windows as fotos serão gravadas em seu PC no formato .JPG.

Opção 2 - Armazene no formato .JPG em seu iPhone

Utilize esta opção se, além do seu PC você quiser transferir suas fotos para outros smartphones com sistema operacional Android. A desvantagem desta opção é que as fotos armazenadas no seu iPhone gastarão, em média, o dobro do espaço, fazendo com que sua memória encha com a metade das fotos se comparado com a opção de armazenar as fotos em formato HEIC.

Para fazer com que as próximas fotos que você tirar passem a ser armazenadas em formato .JPG e, portanto, ao serem transferidas par ao PC possam ser lidas e editadas como ocorria nas versões anteriores ao IOS11 siga os seguintes passos:

PASSO 1 - Entre em configurações
 PASSO 2 - Escolha Câmera

PASSO 3- Escolha Formatos


PASSO 4 - Escolha Mais Compatível

Note que 

a) A opção "Mai compatível" não tem nenhum efeito sobre as fotos que você já tirou. Estas permanecerão no formado HEIC em seu iPhone.
b) Além das fotos, também os vídeos gravados serão armazenados em formato .MOV, compatível com a maioria dos programas para PC. No caso da opção padrão, que é a "Alta Eficiência" os vídeos também são gravados com a extensão .MOV porém em outro formato, ainda não intepretável pela maioria dos programas para PC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário