Pular para o conteúdo principal

Com criar uma senha fácil de lembrar e difícil de descobrir em 5 passos


Uma senha forte é uma senha difícil de ser descoberta por outras pessoas ou por computadores programados especialmente para descobrir senhas.
De uma forma geral são consideradas senhas fortes as que atendem aos seguintes requisitos:
  • Tem pelo menos oito caracteres;
  • Não contém seu nome de usuário, seu nome real, ou dados básicos pessoais tal como data de nascimento, carteira de identidade, CPF, endereço residencial etc;
  • Não contém palavras que podem ser encontradas no dicionário;
  • É bastante diferente das senhas anteriores;
  • Contém pelo menos um caracter de cada um dos seguintes grupos
    • letras maísculas
    • letras minúsculas
    • números
    • símbolos do teclado
Ter uma senha forte é importante para que seu computador e suas contas fiquem protegidas de pessoas mal intencionadas (hackers)  e programas distribuídos por essas pessoas (virus). Se estivermos falando de contas de computadores e sites utilizados profissionalmente, os impactos da descoberta de senha por pessoas não autorizadas extrapolam o aspecto pessoal e podem abranger, por exemplo, espionagem industrial, plágio de obras literárias e manipulação indevida de valores em dinheiro.

Alguns programas até geram senhas muito fortes mas o problema é que elas são aleatórias e difíceis de memorizar e se você escrever ou copiar essa senha para algum lugar estará protegendo a senha forte por um método fraco.
O ideal, então, é criar uma senha difícil de descobrir e fácil de lembrar.
Essa dica apresenta, passo a passo, e com exemplos, um método que criei para criar senhas fortes que sejam fácil de ser lembradas.


Aqui vão os passos:

PASSO 1- Escolha uma frase curta e fácil de lembrar

A frase deve ter no máximo quatro palavras e, de preferência, para que seja difícil de descobrir deve estar relacionada a algo pessoal, como, por exemplo, à parentes não muito próximos da sua família, aos seus planos pessoais para o futuro, fatos que ocorreram no passado em na sua vida e apelidos de pessoas ou animais não amplamente conhecidos.

Exemplos

a) Tenho três irmãs
b) Lulu é linda
c) Vou a Roma passear

PASSO 2- Junte a frase em uma palavra só e deixe a primeira e a última letras da frase em maiúsculas

O resultado para o exemplo acima seria o seguinte:
a) TenhotresirmaS
b) LuluélindA
c) VouaromapasseaR

PASSO 4- Use a tabela abaixo para converter letras em números

Adicionalmente, se já tiver número em sua frase, não o escreva por extenso

A tabela abaixo para conversão de letras em números só utiliza os números de zero a cinco e se baseia no fato dos números serem semelhantes às letras correspondentes em seu desenho. Por exemplo, o "O" pode até ser confundido com o "0", para os menos atentos; o "E" é praticamente um "3" visto num espelho e o "A" é praticamente um número "4" com um prolongamento do traço da esquerda até a parte de baixo.

LETRA NÚMERO
O 0
I 1
Z 2
E 3
A 4
S 5

O resultado para o exemplo acima ficaria então:
a) Tenho3irmaS e depois T3nh03irm45
b) Lulu3l1nd4
c) V0u4r0m4p4ss34R

PASSO 5- acrescente ao final de sua senha um símbolo de pontuação

Por exemplo, você pode concluir a sua frase com "!" para dar ênfase, se for uma pergunta pode concluir com "?", pode terminar com "..." ou pode colocar um fim normal com ".".

O resultado para o exemplo acima seria o seguinte:


a) Tenho3irmaS. e depois T3nh03irm45.
b) Lulu3l1nd4!
c) V0u4r0m4p4ss34r!

Pronto! No início você pode ter alguma doficuldade em memorizar a tabela e em fazer as conversões das letras em números mentalmente, mas depois de digitar algumas vezes a primeira senha usando esse método você já estará fazendo a conversão automaticamente.

Para verificar se as senhas geradas por esse meu método são realmente fortes utilizei o  site http://www.passwordmeter.com/, que avalia a qualidade de uma senha dada sob vários aspectos e indica, numa tabela, os pontos em que a senha pode ser melhorada. O resultado da validação nesse site da senha gerada no exemplo (b), que é a mais curta e só tem um caracter em letra maiúscula acima foi o melhor possível (ou seja, 100 pontos de um total de 100!)


Comentários finais:
1- Não use as senhas acima! Elas são apenas exemplos didáticos que por estarem publicados através desse post não são seguros;
2- Para gerar a suas próprias senhas fortes, além de partir de uma frase diferente das minhas você pode também inventar outras regras para substituir letras por números ou por caracteres especiais como, por exemplo, "@" ao invés de "a", "8" ao invés de "B" etc.
3- Não use a mesma senha para várias finalidades pois se alguém que não deve descobrir uma de suas  senhas, na verdade saberá todas. Para ter várias senhas guardadas num banco de dados seguro e protegido por uma senha mestra veja essa dica.

Se gostou dessa dica clique no botão para compartilhá-la na sua rede social preferida abaixo.
Se tem alguma sugestão ou opinião ou usa outro método interessante para gerar senhas fortes e fáceis de lembrar por favor utilize o campo abaixo para deixar seu comentário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o modelo do meu iPhone

O site da Apple tem uma tabela que indica o modelo baseado no número que vem gravado na capa do  iPhone, então basta seguir os passos seguintes: Verifique o número do modelo, embaixo,  na capa traseira do seu iPhone. O modelo começa com a letra A e em seguida vem 4 dígitos numéricos. Por exemplo, para iPhone 5S GSM terá modelo A1533 ou A1457 Vá até essa página do site da Apple e verifique qual o modelo, capacidade, cor e outras informações baseado no número obtido no passo 1 acima. Pronto! Note que aparece primeiro o modelo mais novo do iPhone. Se o seu número de modelo não consta nessa página, role para a direita clicando na seta grande que aparece ao lado da imagem do iPhone até aparecer o seu.

10 dicas para fazer a bateria do iPhone durar mais

Uma das maiores reclamações de usuários de iPhone é o tempo curto entre recargas da bateria. Em geral não é possível usar o iPhone normalmente por dois dias seguidos sem precisar recarregar. Uma pessoa que utiliza um pouco mais o iPhone precisa carregar toda noite. Esse post contém dez dicas que podem fazer com que sua bateria dure mais tempo. Antes das dicas, porém, eis aqui um teste simples que você pode fazer para saber se sua bateria está sendo consumida rapidamente: No seu iPhone vá para Ajustes; Geral ; Uso e em TEMPO DESDE A ÚLTIMA RECARGA COMPLETA, anote os tempo de "Uso" e "Em espera". Depois aperte do botão no canto superior direito para apagar a tela do seu iPhone e fique sem utilizar o aparelho por cinco minutos. Depois de decorridos os cinco minutos, verifique a diferença de tempo entre os valores anotados inicialmente e os novos valores mostrados. O valor adicional para "Em Espera" deve ser de cinco minutos e o valor adicional pa

Meu iPhone não muda para o modo paisagem quando o giro

O iPhone 4 em diante vem com a função de travar a rotação ou não. Se você travou acidentalmente seu iPhone, um ícone com uma seta circular em torno do cadeado aparecerá no canto superior direto da tela, ao lado do mostrador que indica a carga da bateria. Com a rotação travada nem as fotos nem a calculadora mudam para o modo paisagem (mais largo que alto) quando você gira o iPhone 90°. Para resolver este problema siga os seguintes passos: 1- Para versões do IOS versão 6 ou inferior: 1.a- Aperte duas vezes seguidas o botão início (botão redondo no meio e abaixo do aparelho). Com isso você verá os aplicativos usados mais recentemente; 1.b- Role os ícones para a direita (movendo o dedo da esquerda para a direita na barra de ícones que aparece abaixo) até que o último conjunto de ícones seja apresentado. Este último conjunto de ícones inclui os botões de play/pause/skip do iPod; 1.c- O ícone mais à esquerda deste conjunto é o ícone para travar ou não a rotação. Se a rotação estiver