domingo, 13 de abril de 2014

10 dicas para fazer a bateria do iPhone durar mais


Uma das maiores reclamações de usuários de iPhone é o tempo curto entre recargas da bateria. Em geral não é possível usar o iPhone normalmente por dois dias seguidos sem precisar recarregar. Uma pessoa que utiliza um pouco mais o iPhone precisa carregar toda noite.
Esse post contém dez dicas que podem fazer com que sua bateria dure mais tempo. Antes das dicas, porém, eis aqui um teste simples que você pode fazer para saber se sua bateria está sendo consumida rapidamente: No seu iPhone vá para Ajustes; Geral ; Uso e em TEMPO DESDE A ÚLTIMA RECARGA COMPLETA, anote os tempo de "Uso" e "Em espera". Depois aperte do botão no canto superior direito para apagar a tela do seu iPhone e fique sem utilizar o aparelho por cinco minutos.


Depois de decorridos os cinco minutos, verifique a diferença de tempo entre os valores anotados inicialmente e os novos valores mostrados. O valor adicional para "Em Espera" deve ser de cinco minutos e o valor adicional para "Uso" deve ser menos de um minuto. Se isso não ocorrer, ou seja, se o valor de "Uso" tiver aumentado em mais que um minuto, você tem algo que está gastando demasiadamente a bateria do seu iPhone pois, de uma forma geral, o valor de "Uso" deve ser significativamente menor que o valor de "Em Espera", a menos que você esteja utilizando o seu iPhone o tempo todo.
Depois do teste, agora vamos às dicas:


1- Desabilite o serviço de localização


Esse serviço é um incrível consumidor de bateria, e o pior é que nem sempre a pessoa o utiliza de fato, e às vezes nem sabe que ele existe, mas ele está lá, mantendo seus aplicativos informados continuamente sobre o local onde você está e o pior: consumindo a bateria do seu iPhone silenciosamente. Um aplicativo muito popular que normalmente está com esse serviço ativo é o facebook. Para desabilitá-lo vá em Ajuste; Privacidade; Serv. Localização e desligue o serviço de localização para todos os aplicativos para os quais não for realmente necessário manter o registro do local onde você está. Acredite: Há testes que revelam que após desligar o serviço de localização para o facebook o percentual de bateria aumentou!

2- Desabilite a atualização em segundo plano


Se você está certo de que precisa que o aplicativo esteja sempre verificando e atualizando as informações, de modo que você tenha sempre a informação mais recente no seu iPhone, então deixe esta função habilitada para aquele aplicativo. Para os demais aplicativos você deve deixar essa função desabilitada e deixar para saber das últimas novidades quando quiser, bastando para tanto entrar no aplicativo. Novamente o facebook é um dos grandes vilões e, nesse caso, você deve pensar se precisa mesmo saber de todos os posts de sua rede de relacionamentos em tempo real, ou pode deixar para saber das novidades quando quiser e assim poupar um pouco de sua bateria. A economia nesse caso é tão evidente que na própria tela do iPhone, onde você desabilita essa função, há uma mensagem dizendo explicitamente que a desativação da mesma para aplicativos pode preservar a duração da bateria.
Para desabilitar a atualização frenética de informações para um aplicativo vá em Ajustes; Geral; Atualização em 2º Plano e desligue a atualização para os aplicativos que desejar.

3- Pare de fechar aplicativos manualmente


Eu já havia colocado um post nesse BLog sobre como fechar aplicativos no iOS7, mas a intenção ali era resolver problemas de travamento ou comportamento inesperado. Porém há um boato que circula entre os usuários de iPhone de que é bom fechar todos os aplicativos periodicamente para "tornar o iPhone mais performático" ou  "aliviar a carga do processador" ou "liberar memória" mas na verdade o uso repetitivo desse procedimento para fechar todos os aplicativos gasta a bateria do seu iPhone! 
Isso ocorre porque se você deixasse o aplicativo aberto, quando ele fosse necessário novamente não seria necessário o iPhone gastar energia para executar o processo de carga do aplicativo para a memória. Se você fecha o aplicativo, descarregando-o da memória, quando for usá-lo novamente o iPhone tem que carregá-lo de novo e a sua bateria vai embora. Para completar, o iOS fecha automaticamente os aplicativos nos casos em que detecta falta de memória disponível, então, se você realiza o fechamento manual está fazendo algo que o seu aparelho sabe fazer sozinho e na hora em que é necessário...


4- Desabilite o Push Mail


O Push Mail é uma facilidade que permite que o e-mail seja transferido (push, do inglês empurrado) imediatamente para o iPhone assim que chega ao servidor, de modo que não é necessário o usuário entrar no aplicativo de e-mail e solicitar que os novos e-mail sejam descarregados. É uma funcionalidade boa se você deseja saber sobre a chegada de cada e-mail que vem para você no exato momento em que ele chega, mas pode ser um grande consumidor de bateria. Para desativar o Push Mail vá em Ajustes; Mail, Contatos, Calendários; Obter novos dados Push e desligue o Push para as contas de e-mail que desejar. Vale notar que os e-mails novos continuam sendo carregados quando você entra no aplicativo de e-mail.

5- Pare de monitorar o consumo da bateria


Se você liga ansiosamente o iPhone periodicamente para verificar quantos porcento a carga caiu desde a última vez que verificou, com esse processo de liga e desliga o que você está fazendo, na verdade, é gastando a bateria mais rapidamente. Se você não consegue mais controlar o seu ímpeto de verificar o percentual da bateria, o melhor a fazer é desabilitar a exibição desse valor. Para tanto, vá em Ajustes; Geral; Uso e em "USO DA BATERIA" desligue a opção "Nível da Bateria".

6- Coloque o aparelho no modo avião


Uma das principais razões para sua bateria acabar rapidamente é sinal ruim da operadora de celular. Quando o iPhone detecta que você está em um lugar de sinal baixo, mais energia é canalizada para a antena a fim de manter o aparelho conectado o suficiente para receber chamadas e realizar as transferências de dados. Esse processo faz com que a carga da sua bateria acabe rapidamente se você está constantemente em um local com uma barra de sinal ou nenhum serviço. Se você precisa receber ligações nessas condições não há o que fazer, mas pelo menos, se você souber que vai ficar por algumas horas em um local onde não há sinal é melhor colocar o aparelho no modo avião, já que não irá receber as ligações mesmo.
Outra situação típica é quando, mesmo estando em uma área com sinal, você vai ficar por algum tempo sem poder atender as ligações (e.g. em uma reunião importante, assistindo uma aula, fazendo uma prova ou em um trabalho em que não possa ser interrompido). Nesse caso é prudente desligar o celular ou pelo menos colocá-lo no modo avião, mas lembre-se de ligá-lo ou retirá-lo do modo avião quando terminar o compromisso.
A forma mais fácil de colocar o iPhone com IOS 7 no modo avião é deslizar o dedo a partir da parte de baixo da tela para acessar o Centro de Controle e então tocar no ícone com um avião que aparece no canto superior esquerdo. Para retirar do modo avião basta executar o mesmo procedimento.

7- Mantenha seu iPhone longe do sol


Principalmente para nós que moramos em um país tropical, é importante manter o nosso iPhone longe da luz direta do sol e ter cuidado para não esquecê-lo dentro de um carro exposto ao sol (mesmo que esteja no porta-luvas). O calor pode degradar significativamente o desempenho da sua bateria. Há uma declaração explícita a esse respeito no site da Apple.

8- Quando tiver a opção, use Wi-Fi


Muita gente tem um plano de dados com a operadora que permite o tráfego de muito mais dados do que precisa, então deixa a transferência de dados do celular ligada o tempo todo e não usa o Wi-Fi. Acontece que o Wi-Fi usa menos carga da bateria para acessar dados, então, sempre que estiver em um local com sinal de Wi-Fi (restaurante, hotel, lanchonete, cafeteria, shopping, em casa ou até no local de serviço) adquira o hábito de ir em Ajustes; Wi-Fi e fazer login em uma rede Wi-Fi disponível.

9- Ajuste o Brilho do iPhone


A iluminação da tela é uma das funções que gasta mais bateria, mas você pode diminuir o brilho da tela ao mínimo confortável ou ligar a função de auto-brilho que faz com que o iPhone ajuste automaticamente o brilho da tela de acordo com a iluminação ambiente. Para locais mais claros o brilho da tela aumenta. Para locais com pouca luminosidade, a tela reduz o brilho automaticamente para poupar bateria.
Para ativar a função de auto-brilho, vá em Ajustes > Imagens de Fundo e Brilho e ligue o brilho automático.

Para concluir, se você for uma usuário intenso do seu iPhone pode ser que realmente a bateria descarregue muito cedo e isso não será uma falha do aparelho e sim um caso em que a sua capacidade está sendo testada ao extremo. Nesse caso o melhor a fazer é ter sempre em mãos um carregador no carro, um no trabalho e um na sua bolsa para não ser pego de surpresa.

10- Vá até uma assistência técnica da Apple


Se nenhuma das dicas acima surtiu efeito, e seu aparelho é iPhone 5 ou um modelo mais novo, ainda há uma esperança: Na assistência técnica autorizada da Apple há um teste detalhado de consumo de bateria que pode ser feito em alguns minutos e que podem lhe ajudar a descobrir a causa do suposto consumo excessivo da sua bateria. Além disso, se, por acaso, for constatado que há um problema físico na sua bateria, a mesma pode ser substituída gratuitamente se o seu aparelho estiver na garantia.

Se essas informações lhe foram úteis, compartilhe com seus amigos usando os links abaixo. Se tem alguma outra dica interessante para aumentar a autonomia da bateria de um iPhone ou outro comentário a respeito, você pode escrevê-lo abaixo. 

Fontes:
1- Saiba como aumentar a vida útil e a duração da bateria do seu iPhone
2- Help extend the life — and lifespan — of your iPhone battery by following a few simple guidelines
3- The Ultimate Guide to Solving iOS Battery Drain

Nenhum comentário:

Postar um comentário