domingo, 13 de abril de 2014

Como excluir várias fotos do Rolo da Câmera do iPhone de uma só vez


Se você já salvou suas fotos mas as manteve no seu iPhone e agora não quer perder seu tempo apagando as fotos uma por uma, aqui você encontrará três dicas que talvez possam lhe ajudar.
Nas versões antigas do iOS havia um milagroso botão delete que possibilitava excluir todas as fotos do Rolo de Câmera de uma vez, mas no iOS7 essa facilidade desapareceu!


Hoje em dia fala-se de um aplicativo pago chamado iPhoto que supostamente exclui várias fotos de uma vez no iPhone, mas esse aplicativo custa US$ 4,99 e não acho que valha a pena comprá-lo apenas por causa de sua funcionalidade de excluir fotos. Quanto aos demais aplicativos, fiz uma pesquisa e encontrei nesse post a informação de que a Apple não permite que nenhum aplicativo de terceiros exclua fotos do Rolo da Câmera do iPhone (aí fiquei pensando como é que o iPhoto consegue excluir ...), então as melhores maneiras que encontrei de fazer essa exclusão de várias fotos de uma vez são as listadas abaixo. Se você descobrir outra forma mais fácil ou melhor, por favor escreva no final desse post a sua dica.


1- Selecione e exclua todas as fotos de um grupo

No iPhone clique no aplicativo fotos, escolha Rolo da Câmera e na parte de baixo escolha "fotos" ao invés de "Álbuns". Aparecerá então as fotos agrupadas por local e data e no canto superior direito da tela você pode clicar em "Selecionar" e depois novamente "Selecionar" em cada grupo de fotos que deseja apagar e todas as fotos do grupo serão selecionadas. Daí então é só clicar na lixeira que aparece no canto inferior direito e todas as fotos daquele grupo serão excluídas de uma vez. Esse método é mais eficiente se as fotos estiverem agrupadas em poucos grupos e não permite que você exclua todas as fotos do Rolo de uma vez, mas é o único método que conheço para eliminação de fotos em massa que não depende de você conectar o iPhone ao computador.

2- Conecte o iPhone no computador e exclua todas as fotos de uma vez

Essa opção requer que você conecte o iPhone ao computador, mas é a mais rápida e eficiente. Seguem os passos:
1- Conecte o iPhone ao computador usando o cabo USB
2- Certifique-se de que o visualizador de fotos e a câmera fotográfica estejam fechados no iPhone. Você pode fazer isso usando essa dica sobre como fechar aplicativos no iOS7.
3- No PC com windows, entre no Explorador de Arquivos
4- Abaixo de "Meu Computador" clique na seta à esquerda do item correspondente ao seu iPhone na lista que aparece à esquerda para expandir os seus sub-itens e vá clicando nas setas à esquerda dos sub-itens, passando por "Memória Externa!, "DCIM" e até chegar na pasta com as fotos que deseja excluir. Aí é só clicar na primeira foto da lista, depois com a tecla shift (acima da tecla Ctrl do lado esquerdo do teclado) apertada clicar na última foto - selecionando assim todas as fotos e finalmente apertar a tecla Delete do teclado para excluir todas as fotos selecionadas. 
Provavelmente será necessário confirmar a exclusão das fotos clicando em OK antes que elas sejam efetivamente excluídas. Se houver fotos em outras pastas abaixo da DCIM, será necessário excluir as fotos das demais pastas, todas de uma vez, usando o procedimento acima. 

3- Use a opção de "Excluir arquivos do dispositivo após a importação".

Essa última dica é preventiva. Talvez você tenha ficado com as fotos no iPhone não porque quisesse mas porque se esqueceu ou não sabe que é possível excluir as fotos automaticamente após copiá-las para PC ou Mac. A maneira mais fácil de copiar as fotos não usando o iTunes e sim usando o procedimento indicado pela Apple para importar fotos para o seu computador, quer seja ele um Mac ou um PC com windows 8, 7, vista ou XP.  Ocorre que durante o procedimento de importação há sempre a opção para excluir as fotos do iPhone após a importação. É só marcar essa opção e não será necessário excluir as fotos manualmente do iPhone depois.
Se você estiver usando Windows 8, por exemplo, após clicar com o botão direito no ícone do seu dispositivo no Explorador de Arquivos e escolher a opção "Importar imagens e vídeos" com na figura abaixo


aparecerá a janela com as opções básicas de importação onde você deverá primeiro clicar no link "Mais opções", que aparece na parte inferior


para então poder marcar a opção "Excluir arquivos do dispositivo após a importação"


Pronto! Agora é só clicar em OK para seguir com o processo que ao final os arquivos serão eliminados do iPhone depois de copiados para o computador.

E aí? Alguma das três dicas acima foi útil para você? Conhece outra dica que eu não citei? Deixe abaixo o seu comentário.
Se gostou dessas instruções compartilhe-as com seus amigos clicando em um dos botões de compartilhamento abaixo.

2 comentários: