Pular para o conteúdo principal

Tenho cadastro em muitos sites. Como guardar minhas senhas?


Hoje em dia você precisa de uma senha para entrar no seu notebook, na sua conta de e-mail, no Facebook, no Twitter, no seu celular e assim por diante, isso sem falar nas senhas online que você cria para ter acesso a vários websites. A lista é interminável. Muita gente resolve esse problema tendo uma única senha para tudo, mas se essa senha cair nas mãos de uma pessoa indevida ela terá acesso a todas as suas contas ... ! A solução recomendada então é você ter várias senhas e ainda alterá-las periodicamente, mas aí vem outro problema: Como lembrar de tantas senhas? Existem vários software que se propõem a lhe ajudar a resolver esse problema.
O meu preferido é o KeePass. Eu já o utilizo a anos e sempre que pesquiso para ver se surgiu algo melhor concluo que ele continua imbatível!
O KeePass é um gerenciador de senhas gratuito de código aberto, o que ajuda você a guardar suas senhas de forma segura. Você pode colocar todas as suas senhas em um único banco de dados, que é protegido  com uma senha mestra ou um arquivo de chave. Então você só tem que se lembrar de uma única senha mestra ou selecionar o arquivo de chave (ou os dois) para desbloquear o banco de dados. As bases de dados são criptografados utilizando os melhores e mais seguros algoritmos de criptografia atualmente conhecidos (AES e Twofish).
Seguem os motivos mais importantes que me fizeram optar pelo KeePass, não necessariamente listados por ordem de importância:

  1. Tem versão para windows, Linux, Mac OS X, Smartphone, Iphone, Ipad e outras plataformas, inclusive nesse BLog de dicas de TI você pode consultar o post sobre como usar o keepass no iphonee ipad;
  2. Permite guardar o banco de dados de senha na nuvem (e.g. no dropbox) de modo que você tem uma cópia única sincronizada que pode serr acessada de qualquer dispositivo ou computador em uma emergência;
  3. Altamente seguro, pois utiliza os melhores e mais seguros algoritmos de criptografia atualmente conhecidos;
  4. Tem uma versão portável (i.e. que você pode instalar num pen drive e executar direto de lá, sem precisar instalar em nenhum computador)
  5. Permite exportar uma cópia do seu banco de dados para vários formatos como  TXT, HTML, XML e CSV para transferência fácil do banco de dados para outras plataformas, se necessário.
  6. Suporta digitação automática de usuário e senha, a partir dos dados armazenados no banco de dados de senha quando você usa uma combinação de teclas de atalho para acessar um site
  7. É traduzido para várias línguas, inclusive português!
  8. Tem um gerador de senha forte incluído, para quando você estiver sem criatividade (mas isso não quer dizer que as senhas geradas são fáceis de lembrar ... mas quem precisa se lembrar delas quando se tem o KeePass?)
Se você não se sentiria exposto tendo as suas senhas guardadas em um lugar só e preferia ter senhas mais difíceis de serem descobertas e fáceis de serem lembradas, consulte novamente este BLog daqui a algum tempo pois vou postar aqui umas dicas de como criar esse tipo de senha.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o modelo do meu iPhone

O site da Apple tem uma tabela que indica o modelo baseado no número que vem gravado na capa do  iPhone, então basta seguir os passos seguintes: Verifique o número do modelo, embaixo,  na capa traseira do seu iPhone. O modelo começa com a letra A e em seguida vem 4 dígitos numéricos. Por exemplo, para iPhone 5S GSM terá modelo A1533 ou A1457 Vá até essa página do site da Apple e verifique qual o modelo, capacidade, cor e outras informações baseado no número obtido no passo 1 acima. Pronto! Note que aparece primeiro o modelo mais novo do iPhone. Se o seu número de modelo não consta nessa página, role para a direita clicando na seta grande que aparece ao lado da imagem do iPhone até aparecer o seu.

10 dicas para fazer a bateria do iPhone durar mais

Uma das maiores reclamações de usuários de iPhone é o tempo curto entre recargas da bateria. Em geral não é possível usar o iPhone normalmente por dois dias seguidos sem precisar recarregar. Uma pessoa que utiliza um pouco mais o iPhone precisa carregar toda noite. Esse post contém dez dicas que podem fazer com que sua bateria dure mais tempo. Antes das dicas, porém, eis aqui um teste simples que você pode fazer para saber se sua bateria está sendo consumida rapidamente: No seu iPhone vá para Ajustes; Geral ; Uso e em TEMPO DESDE A ÚLTIMA RECARGA COMPLETA, anote os tempo de "Uso" e "Em espera". Depois aperte do botão no canto superior direito para apagar a tela do seu iPhone e fique sem utilizar o aparelho por cinco minutos. Depois de decorridos os cinco minutos, verifique a diferença de tempo entre os valores anotados inicialmente e os novos valores mostrados. O valor adicional para "Em Espera" deve ser de cinco minutos e o valor adicional pa

Meu iPhone não muda para o modo paisagem quando o giro

O iPhone 4 em diante vem com a função de travar a rotação ou não. Se você travou acidentalmente seu iPhone, um ícone com uma seta circular em torno do cadeado aparecerá no canto superior direto da tela, ao lado do mostrador que indica a carga da bateria. Com a rotação travada nem as fotos nem a calculadora mudam para o modo paisagem (mais largo que alto) quando você gira o iPhone 90°. Para resolver este problema siga os seguintes passos: 1- Para versões do IOS versão 6 ou inferior: 1.a- Aperte duas vezes seguidas o botão início (botão redondo no meio e abaixo do aparelho). Com isso você verá os aplicativos usados mais recentemente; 1.b- Role os ícones para a direita (movendo o dedo da esquerda para a direita na barra de ícones que aparece abaixo) até que o último conjunto de ícones seja apresentado. Este último conjunto de ícones inclui os botões de play/pause/skip do iPod; 1.c- O ícone mais à esquerda deste conjunto é o ícone para travar ou não a rotação. Se a rotação estiver